Nestlé Portugal reduziu em 68% o volume de água utilizada nas suas operações
A Nestlé Portugal conseguiu, nos últimos cinco anos, reduzir em 68% a média de utilização de água (m3) nas operações das suas três fábricas em território nacional: Porto, Avanca e Lagoa (Açores), nesta última conseguiu mesmo reduções da ordem dos 95%.
Este é o resultado do investimento de 6,5 milhões de euros em infraestruturas de ambiente que a Nestlé Portugal realizou nos últimos anos. Com este volume de investimentos, a companhia economizou mais de 20% no consumo de água (por tonelada de produto terminado) em todas em fábricas do país, com destaque para a fábrica de leite em pó dos Açores, localizada na freguesia de Lagoa, na ilha de São Miguel, na qual, no decorrer destes cinco anos, eliminou por completo a utilização de água salgada, com a instalação do novo sistema de refrigeração, em funcionamento desde outubro de 2014.
Outro exemplo aplicado por esta fábrica de leite em pó é o projeto “Água da Vaca”, que consiste em aproveitar a água naturalmente presente no leite, retirada durante o processo de secagem para o fabrico de leite em pó, e que é posteriormente utilizada na alimentação das caldeiras e em limpezas intermédias, evitando a captação de água da rede.