Nespresso expande programa AAA Sustainable Quality a África e lança programa AAA Farmer Future
A Nespresso anunciou na reunião do seu Conselho Consultivo de Sustentabilidade (CCSN) a expansão do Programa AAA Sustainable Quality a África e o lançamento do Programa AAAFarmer Future, em conjunto com a Associação Internacional de Comércio Justo e com as cooperativas agrícolas colombianas, com o intuito de incentivar os pequenos produtores de café e de promover uma gestão ambiental sustentável.
Na Etiópia e no Quénia, a Nespresso irá expandir o Programa AAA para incluir mais produtores de café de dimensão reduzida e estabelecerá parcerias com os governos locais, em conjunto com a TechnoServe, para melhorar a sustentabilidade do café ao nível da exploração dos terrenos. O projecto do Sudão do Sul pretende reactivar a produção de café de alta qualidade no país, contribuindo para o desenvolvimento económico e para a criação de oferta de mercado, prevendo-se que milhares de pequenos agricultores sejam beneficiados com esta iniciativa. Como parte do Programa, a Nespresso pretende ser a primeira empresa a oferecer café proveniente deste país após a sua independência. Foi anunciado também o lançamento do Programa AAA Farmer Future em conjunto com a Associação Internacional de Comércio Justo e com as cooperativas agrícolas colombianas, bem como a expansão do Programa AAA e do programa agroflorestal em conjunto com a Rainforest Alliance.
Um dos membros do CCSN é o actor George Clooney que se revelou entusiasmado com a iniciativa. Este Programa vai ajudar os agricultores e as suas famílias, garantindo o seu futuro através da construção de novas fontes de negócios sustentáveis na região. Vai proporcionar rendimento e segurança, ajuda à diversificação da base económica do país.”, disse. Actualmente, fazem parte do Programa AAA mais de 56 mil agricultores e a Nespresso consegue obter aproximadamente 80% do seu café destas culturas abrangidas pelo Programa. Saiba mais aqui.