Chama-se NEO e é o mais recente bebé do Zoomarine. No ano em que o Zoomarine está prestes a completar 30 anos, o nascimento deste golfinho-roaz (Tursiops truncatus) constitui um “brilhante sinal de esperança para um 2021 mais feliz, seguro e confiante”, refere uma nota divulgada à imprensa.
De acordo com o parque de diversão, o NEO nasceu precisamente no último dia de 2020: “O parto teve lugar às 07h00 da manhã, foi natural [contrariamente aos humanos, os golfinhos tendem a nascer de cauda…], e demorou apenas 100 minutos [o normal para a espécie…], o que muito facilitou o desempenho da mãe, a Luna (que havia completado 24 anos apenas 4 semanas antes)”, lê-se na nota.
Naturalmente, o NEO, além de alegrar e inspirar a sua família (humana e não humana), já integra o EEP (Ex situ Programme) da EAZA para a espécie, uma estratégia europeia, concertada entre dezenas de entidades, que visa assegurar 98% da variabilidade genética desta espécie para os próximos 100 anos. E, nesse aspecto, o vigoroso NEO, que integra a terceira geração de golfinhos a viver no Zoomarine, será, indubitavelmente, um importante embaixador para a urgência da protecção dos ecossistemas marinhos, pelo que, com a equipa de investigadores, educadores, veterinários, biólogos marinhos, técnicos de conservação e técnicos de bem-estar animal, terá fortes e imperativos pergaminhos a defender.
A apresentação oficial do NEO terá lugar no dia 1 de junho, em homenagem a todas as crianças do Mundo.