No âmbito do projeto “Dá a Mão à Floresta” a The Navigator Company levará a cabo nos dias 31 de outubro, 4 e 5 de novembro, nas Escolas EB Luís de Camões, EB Ary dos Santos, EB de Caneira, EB/JI de Sarilhos Grandes, EB Joaquim de Almeida e EB de Vale Rosal, do distrito de Setúbal, a realização de workshops educativos. De acordo com a empresa, o objetivo é “sensibilizar os mais pequenos para a utilização racional da água enquanto recurso natural importante para o equilibrio do planeta”.
Denominados “O Incrível Ciclo da Água”, estes workshops já decorreram em Lisboa e, depois de Setúbal, vão seguir para as cidades do Porto, Coimbra e Figueira da Foz. A The Navigator Company prevê que a iniciativa impacte “mais de 6 mil crianças de 43 escolas, estando o seu conteúdo pedagógico em estreita sintonia com os conteúdos didáticos que integram, este ano, o programa escolar 2019/2020”
Dado que para muitas crianças a água é um bem adquirido à distância e num simples “abrir de torneira”, o o foco da empresa é dar a conhecer, que “a água que chega até nós tem uma história para contar e o seu uso deve ser preservado”. Neste sentido, incentivá-las a perceber as diferentes fases do ciclo da água, os diferentes estados em que a água existe no meio e que é à volta da água que existe maior biodiversidade são os principais desafios que pretende ensinar a todas as crianças.
Estes workshops irão explicar às crianças, de uma forma simples e intuitiva, o que é a infiltração (fluxo de água que se infiltra no solo), a transpiração (água que evapora dos seres vivos para a atmosfera), a evaporação (passagem da água do estado líquido para o gasoso), a condensação (vapor de água que se transforma em água líquida e que cria as nuvens e o nevoeiro), a precipitação (água das nuvens que cai em estado líquido), a sublimação (passagem da água do estado sólido para o gasoso), a neve (água que cai em estado sólido), o escoamento superficial (movimento da água do solo para o mar) e o armazenamento (água que o solo não consegue absorver e que acaba por juntar-se nos rios, lagos, mares e oceanos).
Em cada workshop que for realizado nas seis escolas do distrito de Setúbal, assim como nas restantes escolas envolvidas no projeto, haverá um quadro sobre o ciclo da água formado por peças de puzzle que, depois de concluído com a ajuda dos alunos, ficará em exposição permanente na sala de aula e servirá como suporte educativo. Em cada quadro, as crianças irão colocar várias espécies animais nos seus respetivos habitats, dando vida ao cenário que ilustra o ciclo da água.
O projeto “Dá a Mão à Floresta” tem como principal objetivo sensibilizar o público infanto-juvenil para a necessidade de proteger e valorizar a floresta nacional. A The Navigator Company, que nas suas propriedades protege 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, pretende, através deste projeto, sensibilizar todas as crianças para a importância da preservação da floresta e do meio ambiente.