A The Navigator Company acaba de anunciar que foi distinguida com classificação máxima (“A”) pela liderança mundial no combate às alterações climáticas. A distinção foi atribuída pelo CDP – Disclosure Insight Action, organização sem fins lucrativos reconhecida por gerir o maior e mais completo sistema global independente de divulgação de informação ambiental para empresas, regiões, cidades e estados.
Com base num inquérito mundial para avaliar as ações desenvolvidas a nível empresarial no âmbito das alterações climáticas, a Navigator integra o “grupo restrito de 330 empresas, a nível mundial, que alcançaram a classificação mais elevada de “A”, menos de 2% de entre as mais de 18 mil empresas que responderam”. A metodologia de pontuação atribuída pelo CDP mede a “abrangência e o detalhe da informação divulgada pelas empresas, uma compreensão profunda dos seus riscos e impactos ambientais, uma governação forte e estratégias de transição, avaliando também as medidas e metas estabelecidas para reduzir os impactos em consonância com a ciência”, pode ler-se num comunicado, divulgado pela Navigator.
A subida no ranking de “Leadership” (de “A–“ para “A”) é um importante reconhecimento da atuação da empresa ao nível da redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono. A análise efetuada pelo CDP aos dados divulgados pela empresa em 2022 (referentes ao ano anterior) traduziu-se numa melhoria da classificação face a 2021.
Desde 2018 que a Navigator participa no CDP Climate Change acompanhando a crescente exigência desta iniciativa de avaliação do progresso da Empresa no domínio da gestão do risco e ação climática.
CDP Forest
Além do questionário relativo às alterações climáticas, a empresa submeteu, pela primeira vez em 2021, a sua participação ao CDP Forest, focado na gestão florestal e viu reconhecido, logo no segundo ano, o seu desempenho também nesta categoria, tendo subido para “A-“ ocupando agora também uma posição de líder nesta área, lê-se no mesmo comunicado.
De acordo com a Navigator, o CDP Forest avalia a robustez dos sistemas que a empresa utiliza para rastrear e monitorizar a origem das suas matérias-primas, assentes na certificação do modelo de gestão florestal das florestas sob sua responsabilidade e nas exigentes políticas de aquisição de madeira.
Todos os anos, milhares de empresas divulgam voluntariamente ao CDP informação sobre o seu impacto ambiental e a gestão de riscos e oportunidades, com o intuito de serem avaliados de forma independente e de acordo com a sua metodologia. As empresas recebem pontuações de “A” (mais alta) a “D-” (mais baixa) pela eficiência com que atuam no que se refere à gestão de riscos (associados ao clima ou à floresta), enquanto aquelas que não divulgam ou que fornecem informações insuficientes são classificadas com a pontuação “F”.
Esta melhoria na classificação da Navigator no CDP Climate Change garantiu, mais uma vez, a sua posição como parte de um grupo restrito de empresas líderes.