Navigator celebra 1.º aniversário do Clube Produtores Florestais com evento em Aveiro sobre futuro da floresta

A The Navigator Company assinala o primeiro aniversário do Clube Produtores Florestais Navigator com um evento na Agrovouga, no dia 21 de novembro. O encontro, que terá lugar no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, reunirá produtores florestais, especialistas, autoridades locais e nacionais, e stakeholders de toda a cadeia de valor da floresta para refletir sobre o presente e o futuro da floresta em Portugal.

Lançado em 2023 sob o lema “A União faz a floresta”, o Clube Produtores Florestais Navigator é uma iniciativa pioneira que pretende potenciar e partilhar a criação de valor, através da promoção da gestão sustentável das florestas e da capacitação dos produtores, com recurso à transferência de conhecimento e fomento das melhores práticas ambientais, económicas e sociais.

Com cerca de 350 membros em todo o país, responsáveis por 481 milhões de euros de volume de negócios, o Clube superou as expectativas iniciais, evidenciando o compromisso de uma comunidade unida em tornar a floresta mais produtiva, sustentável e protegida.

Entre as iniciativas mais emblemáticas do Clube, destaca-se a aposta em parcerias estratégicas que ajudam os seus membros a reduzir custos e a modernizar os seus equipamentos produtivos. Exemplo disso é o protocolo firmado com a Galp, que proporciona vantagens na gestão da frota de veículos dos membros, reduzindo os custos associados ao consumo de combustíveis.

Adicionalmente, foi criada uma equipa interna de apoio à modernização de equipamentos, dedicada exclusivamente aos membros do Clube.

O Clube proporciona também aos seus membros soluções financeiras, acesso a conhecimento técnico, protocolos para redução de custos estruturais e programas de formação, destacando-se como uma referência na modernização e competitividade do setor. Ferramentas como o e-globulus, que disponibiliza recomendações técnicas sobre boas práticas florestais, e o programa premium, com acompanhamento técnico personalizado no terreno, são exemplos das soluções desenvolvidas para apoiar os produtores florestais.

A nível financeiro, o Clube estabeleceu uma parceria com o Crédito Agrícola, oferecendo condições preferenciais de financiamento, e criou programas internos para a modernização do parque de máquinas dos seus membros. Estas iniciativas, aliadas à promoção de formação técnica e à criação de vantagens competitivas, reforçam o compromisso de longo prazo da Navigator com o desenvolvimento sustentável do setor.

A Navigator continuará a investir na criação de vantagens competitivas e no desenvolvimento de protocolos que permitam aos membros do Clube Produtores Florestais destacarem-se no mercado, reduzirem os seus custos estruturais e fortalecerem a sua competitividade. Para 2025, serão também prioridades temas como a melhoria das condições de segurança e a redução da sinistralidade, além de iniciativas voltadas para a atração e retenção de talento no setor, reconhecendo a importância de formar e capacitar recursos humanos para garantir o futuro da floresta.

Evento na Agrovouga: reflexão sobre o futuro da floresta

O evento de celebração do primeiro aniversário do Clube Produtores Florestais, que se realiza no dia 21 de novembro, na Agrovouga, terá início às 9h30 com uma intervenção de Paulo Santos, coordenador do Clube Produtores Florestais Navigator, que fará um balanço do projeto.

A iniciativa, que contará com a presença de membros do Clube Produtores Florestais, e reflete o compromisso da Navigator em trabalhar de forma colaborativa com os produtores florestais, inclui ainda duas mesas-redondas sobre temas fundamentais para o setor.

António Loureiro e Santos, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Luís Sarabando, da Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV), Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Sérgio Gomes, da AFOCELCA, irão abordar o tema “Incêndios Florestais – Análise e Visão Técnica,” oferecendo perspetivas sobre as melhores práticas e desafios na gestão e prevenção de incêndios em território nacional.

Já José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Lobo, sócio da Lobo, Carmona & Associados, Francisco Gomes da Silva, da Agroges, e Jorge Loureiro, da Unimadeiras, participarão na mesa-redonda sobre o tema “Como Garantimos o Futuro da Floresta?”

As notas finais do evento pertencem a João Lé, administrador da The Navigator Company, que terá também a seu cargo o encerramento deste encontro.

PROGRAMA

09:00 – Chegada de convidados e Credenciação

09:30 – 1 ano de Clube Produtores Florestais Navigator | The Navigator Company: Paulo Santos

09:40 – Dar a voz aos membros

10:00 – Incêndios Florestais | The Navigator Company: João Melo Bandeira

10:20 – Mesa-redonda + Debate: Incêndios florestais – Análise e visão técnica

António Loureiro e Santos (PCM Albergaria) | Luís Sarabando (AFBV) |Paulo Fernandes (UTAD) | Sérgio Gomes (AFOCELCA)

Moderação: António Larguesa (jornalista ECO)

11:20 – Intervalo

11:40 – Mesa-redonda + Debate: Como garantimos o futuro da floresta?

José Ribau Esteves (PCM Aveiro) | Carlos Lobo (Lobo, Carmona & Associados) | Francisco Gomes da Silva (Agroges) | Jorge Loureiro (Unimadeiras)

Moderação: António Larguesa (jornalista ECO)

12:40 – Notas finais do Evento | Administrador The Navigator Company: João Lé

13:00 – Almoço volante