A Navicork FD01, inovadora solução de cortiça de alta densidade para decks marítimos desenvolvida pela Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, obteve a confirmação da sua pegada de carbono negativa através de um estudo externo conduzido pelo ITECONS. Esta validação reforça a posição de liderança da marca Navicork by Amorim na promoção de um futuro mais sustentável para a indústria marítima, incentivando o setor a adotar soluções inovadoras com impacto positivo no ambiente.
O estudo revelou que cada metro quadrado do material promove o sequestro de mais CO2 do que o que emite ao longo de todo o processo de produção, desde a extração da matéria-prima até à saída da fábrica. A análise da Pegada Parcial de Carbono mostrou que o produto apresenta uma pegada de carbono de -0,97 kg CO₂ eq./m² para a espessura de 6 mm e -0,69 kg CO₂ eq./m² para a espessura de 8 mm.
Para António Rios de Amorim, presidente da Corticeira Amorim, “os estudos de pegada de carbono evidenciam o compromisso contínuo da Corticeira Amorim em promover o impacto positivo de todo o setor da cortiça, através de investigação rigorosa, validada e certificada. Os resultados obtidos com o material Navicork FD01 confirmam a sua pegada de carbono negativa e reforçam, mais uma vez, a nossa aposta no desenvolvimento de materiais inovadores e em harmonia com a natureza”.