No dia 29 de abril vai ser possível “ouvir o Planeta”, pela primeira vez, a partir do Porto, na Casa da Música. É esta a premissa que nos leva até à National Geographic Summit para escolher “Planeta ou plástico?”.
Ao longo de um dia, os portugueses vão ser desafiados “a assumirem o compromisso de escolher entre o nosso Planeta ou o plástico descartável” depois de ouvirem, em primeira mão, histórias inspiradoras “de quem é confrontado diariamente com a poluição através dos plásticos” e procura encontrar soluções, revela Luís Fernambuco, da National Geographic Partners Portugal, à Ambiente Magazine.
A ideia de criar esta cimeira partiu da visita de Jane Goodall, especialista em chimpanzés, a Lisboa. Na altura, há cerca de três anos, a National Geographic Portugal começou a pensar na melhor forma de “partilhar com o maior número possível de pessoas o ser alerta sobre a urgência da preservação do planeta”.
Foi assim que surgiu a National Geographic Summit, com o objetivo de “juntar os mais importantes exploradores, fotógrafos, cientistas e especialistas nas suas áreas, para durante um dia partilharem as suas experiências e as suas mensagens sobre a conservação e a exploração do planeta”, explica Luís Fernambuco.
National Geographic Summit 2019
A National Geographic Summit começará com Brian Skerry e Lucy Hawkes, fotógrafo e investigadora da National Geographic, que vão mostrar “a beleza do planeta e o que está a ser posto em causa pelas ações prejudiciais do Homem”. Segue-se uma conversa com Paula Sobral, especialista portuguesa em microplásticos e lixo marinho.
Posteriormente, “endereçamos soluções e caminhos a seguir”, com Jamie Butterworth que vai explicar como a economia circular pode ser uma mais-valia, reduzindo custos e optimizando recursos. Por fim, Lauren Singer partilha a sua experiência de como é possível ter um “estilo de vida com o mínimo de desperdício sem abdicar do conforto ou qualidade de vida”.
Decorrerá também o Summit Junior, dedicado aos mais novos “para que estes percebam que uma só pessoa tem impacto no todo e para que, no fim do dia, sejam eles próprios a exigir uma mudança”. No Summit Junior participam a bióloga Raquel Gaspar e a embaixadora do Movimento Lixo Zero Portugal, Ana Milhazes.
A edição de 2018 correu “muito bem! Tivemos um feedback extremamente positivo” de mais de 3.000 participantes em dois dias de evento. Este ano, o National Geographic Summit Junior já esgotou.
Compromisso “Planeta ou plástico”
O ano passado, a National Geographic assumiu o compromisso “muito sério” de redução do plástico escolhendo o nosso Planeta. “Incentivamos todas as pessoas a assumirem o seu próprio compromisso para ajudar a evitar que mil milhões de objetivos em plástico descartável cheguem aos oceanos até 2020”, diz o responsável.
Estima-se que, todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam no oceano e que aí permanecem por mais de 450 anos. Através deste compromisso, de projetos educativos, bolsas de investigação, apoios à exploração, ciência e inovação, a National Geographic procura “alertar consciências e levar as pessoas a agir”.
Luís Fernambuco garante que através de pequenos gestos, como não comprar garrafas de água de plástico, eliminar palhinhas ou usar sacos reutilizáveis de pano nas compras, “podemos fazer uma enorme diferença”.