O autocarro elétrico da empresa CaetanoBus, que vai ser testado pela Carris até ao início de 2017 já começou a circular pelas ruas de Lisboa. Na viagem inaugural, o veículo despertou curiosidade não só dos passageiros mas também de muitos peões que pararam na rua para o ver passar.
Com a tradicional cor amarela da Carris, o autocarro estreou-se ontem ao serviço da carreira 758, que une as portas de Benfica ao Cais do Sodré. Durante os próximos meses, o veículo vai estar afeto a essa carreira durante parte do dia e à carreira 706, entre a Estação de Santa Apolónia ao Cais do Sodré, durante o tempo restante.
Segundo o diretor de engenharia da CaetanoBus, este autocarro tem uma autonomia de aproximadamente 70 quilómetros e leva cerca de uma hora e meia a carregar. José Costa explica, ao Jornal Público, que este se trata de um “veículo experimental, um protótipo”, que no início de 2017 deverá ser testado pela STCP, no Porto.
Já o responsável pelo gabinete de relações institucionais da Carris explica que as viagens feitas durante o período de teste vão ser monitorizadas, para se perceber qual o desempenho do autocarro. Quanto ao que acontecerá depois, Francisco Sousa afirma que “já é um passo muito grande conseguir-se estar hoje a fazer este teste em serviço público”.