Sensibilizar para o consumo exagerado que caracteriza a época natalícia é o mote para a programação de Natal do MAR-Museu da Água e Resíduos, que vai decorrer de 14 a 21 de dezembro. A abrir e fechar o “Natal no MAR”, vão ter lugar as peças de teatro “Pinheirinho de Natal” (dia 14, às 15h00) e “A Loja dos Sonhos de Natal” (dia 21, às 15h00).
Durante a semana, não vão faltar motivos para uma deslocação ao espaço museológico da Ribeira de Sintra, com os visitantes a serem desafiados a executar enfeites natalícios com canetas 3D; a reciclar papel com sensibilização para a produção de resíduos nesta quadra; e a realizar circuitos elétricos para a iluminação da Casinha de Duendes do MAR. “Caça ao Lixo”, um jogo à procura de resíduos em toda a área expositiva do museu, e “Brilho de Natal”, uma experiência de um curto circuito elétrico com recurso a palha de aço, são outras das atividades que constam do programa de Natal do MAR.
Nesta quadra, não pode faltar a tradicional árvore e o “Pinheirinho de Natal” conta a história de Antónia, que vive numa casa humilde, mas que tem muitas árvores de fruto no seu quintal. Mas, entre outras espécies, há um pinheiro que não está feliz, que diz que não serve para nada, mas que vai ter uma grande surpresa na sua primeira noite de Natal. A peça de teatro ganha forma no MAR no sábado, dia 14 de dezembro, às 15 horas.
No 21 de dezembro, à mesma hora, é a vez de subir ao palco “A Loja dos Sonhos de Natal”, um pequeno estabelecimento comercial da avó Lita onde há sonhos para todos os gostos. A avozinha faz questão que todos os clientes saiam dali satisfeitos e felizes. Mas, há um dia em que o Rabanete cria uma grande confusão. A Avó Lita acha que as pessoas vão parar de sonhar e isso não pode acontecer.
No domingo, dia 15, as atenções concentram-se nas decorações natalícias, com sessões às 11h00 e às 15h00, em que será possível executar pequenos enfeites com recurso a canetas 3D. Sempre com o propósito de sensibilizar para a redução da produção de resíduos, mas também para a importância da separação seletiva e do encaminhamento para reciclagem, o MAR vai ser invadido por uma “Caça ao Lixo” (terça-feira, dia 17). A experiência de um curto circuito elétrico com uma pequena pilha e palha de aço é a atividade de quarta-feira, seguindo-se a reciclagem de papel na quinta-feira. “Casinha dos Duendes”, na sexta-feira, dia 20, promete desvendar segredos do fantástico mundo da energia elétrica, entre um emaranhado de circuitos, com os visitantes a serem convidados a assegurar a iluminação do lar dos pequenos seres.
A realização destas atividades, de acesso gratuito e sem requerer reserva prévia, inserem-se no âmbito da dinamização do MAR, através da aposta na implementação de atividades diversificadas e adequadas a diferentes públicos, na área da educação e sensibilização ambiental.