Em 2024, vai nascer em Sintra o Museu da Água e Resíduos (MAR), “um polo de referência nas áreas da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e resíduos”. Foi assim que foi apresentado o durante uma comunicação no ENEG 2023, que decorreu recentemente em Gondomar.
A missão deste novo polo museológico, revelou Helena Cardoso, chefe da Divisão de Oficina Ambiental dos SMAS de Sintra, é a de “sensibilizar a comunidade para os valores da defesa do património ambiental”. Todas as atividades a realizar no MAR vão ser enquadradas no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda das Nações Unidas para 2030.
O MAR vai ocupar o espaço da antiga garagem de carros elétricos, um edifício datado de 1901, que já foi Centro de Ciência Viva de Sintra e que, desde 2021, passou a ser gerido pelos SMAS de Sintra, dada a respetiva atuação na área ambiental, decorrente das suas atribuições: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.
Entre as novidades está uma Caixa Pinhole, em que será possível obter uma perspetiva da quantidade de água que existe no Planeta, assim como módulos sobre o Ciclo da Água, Aquário Virtual, Ciclo dos Resíduos e Biorresíduos, Economia Circular e Lixo Doméstico. Na zona exterior do edifício e junto a módulos dedicados à água, o tanque existente vai sensibilizar para a Pesca Sustentável, com o visitante a ser convidado a pescar espécies permitidas, que não se encontrem em vias de extinção, assim como a recolher objetos que flutuem na água em analogia à poluição dos oceanos.
O “Charco”, um espaço autossustentável que apresenta uma colonização natural, em que os animais e plantas foram surgindo de forma espontânea, é outra das atrações do espaço, já que incluirá um módulo digital interativo com informação sobre a criação, conceitos científicos, desenvolvimento e fragilidades subjacentes à preservação e manutenção destes ecossistemas.