O Município do Porto, em parceria com a startup nacional especializada na venda de frescos online, Hortee, vai lançar uma aplicação para telemóveis que permite o acesso digital aos mercados da iniciativa Good Food HUBs, sendo apresentada esta quinta-feira, no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto).
Pretende-se, assim, tornar a compra de produtos biológicos, sazonais, frescos e de proximidade ainda mais cómoda e a preços acessíveis. Através da plataforma, os consumidores vão poder escolher os produtos, as quantidades desejadas e o local de entrega. Numa primeira fase, a recolha é apenas possível no Polo Universitário da Asprela.
Sob o lema “Muda a tua alimentação. Transforma o mundo”, o projeto engloba eventos de entrega/venda de alimentos, workshops, a promoção de critérios de sustentabilidade nas cantinas e projetos de investigação relacionados com o sistema alimentar.
Desde a sua criação, em outubro de 2022, a iniciativa Good Food HUBs já realizou 57 mercados, onde participaram 10 produtores. Os cerca de dois mil clientes que aderiram compraram mais de duas toneladas de alimentos biológicos, movimentando mais de sete mil euros.