Município do Porto incentiva escolas a dinamizar “Mais Hortas”
Prosseguindo a missão de valorização dos espaços escolares e da aprendizagem ativa, e de promoção da biodiversidade, da produção agrícola sustentável e da alimentação saudável, o Município do Porto vai apoiar as escolas na criação, revitalização e dinamização de 10 hortas pedagógicas. As candidaturas ao programa “Mais Hortas” decorrem entre 11 de setembro e 9 de outubro.
O incentivo é destinado a todos os estabelecimento de ensino, instituições ou associações com atividades pedagógicas e terá a duração de quatro anos letivos. Durante este período, as equipas do Município vão apoiar a comunidade escolar com orientação técnica para a criação e desenvolvimento das hortas.
O apoio inclui a preparação inicial do terreno, a cedência de solo e biocomposto, bem como a formação em agricultura biológica e compostagem caseira. O “Mais Hortas” tem uma forte vertente educativa, que inclui três sessões pedagógicas por ano letivo, a que se somam ações complementares sobre gestão da água e biorresíduos.
Aos candidatos pede-se a apresentação de um plano de ação detalhado para a sustentabilidade da horta, onde a autonomia, capacidade de implementação, dinamização e de sucessão do espaço são valorizados e suportados em boas práticas.
As escolas devem, ainda, incluir um projeto pedagógico de utilização da horta que promova a partilha de conhecimento e a participação ativa dos utilizadores na produção biológica e na defesa dos ecossistemas.
Todas as condições de participação no programa, uma das três dezenas de propostas do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade 2023/2024, podem ser consultadas na página de Ambiente do Município.
O “Mais Hortas” resulta da sinergia de recursos entre o Departamento Municipal de Estruturas Verdes e Gestão de Infraestruturas, o Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental, a Direção Municipal de Educação, as empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto e a LIPOR.