A Câmara Municipal de Torres Vedras anuncia que as árvores que se encontram na Rua António Leal d’Ascensão, no troço compreendido entre a Rua Teresa de Jesus Pereira e a rotunda junto ao Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste – CAERO, vão ser transplantadas para a margem do Rio Sizandro, no troço entre o acesso à Variante Poente e a Ponte de São Miguel. A transplantação justifica-se pelos danos verificados em infraestruturas subterrâneas, assim como no próprio pavimento.
Aproveitando a intervenção que irá decorrer no local no âmbito da extensão da rede de ciclovias de Torres Vedras, as árvores serão deslocadas para um novo local, na margem do Rio Sizandro. A escolha deste novo habitat justifica-se com as condições favoráveis ao desenvolvimento do freixo junto a linhas de água.
As árvores serão podadas para que se proceda ao seu correto transporte, garantindo o mínimo dano possível durante o mesmo. O processo de retirada e transporte será efetuado por uma empresa especializada da área da silvicultura.
Os freixos que atualmente se encontram na referida rua serão substituídos por árvores-de-júpiter (Lagerstroemia indica), uma espécie ornamental de menor porte e adequada a alinhamentos urbanos. O seu sistema radicular é diferente das árvores anteriores, uma vez que se trata de uma espécie de médio porte que poderá alcançar os seis metros de altura, enquanto os freixos são árvores de grande porte que podem atingir os 15 metros.
O processo de transplantação e substituição de árvores deverá decorrer ao longo de duas semanas, tendo início esta quinta-feira.