A Câmara Municipal de Pombal anuncia instalação de sistema de rega inteligente 5G da NOS, que permite poupar até 30% de água e energia, em dois jardins públicos da cidade: o Jardim do Cardal e o Jardim do Vale. Este investimento surge para dar resposta ao período de seca, que já foi classificado pelo IPMA como o ano mais seco de que há registo.
Tal como explica a NOS, este serviço de rega inteligente conta com um “conjunto de soluções que recolhem informação detalhada do consumo de água e do estado das plantas, permitindo efetuar uma gestão mais eficiente, remota e real-time dos espaços verdes”. A sua plataforma de gestão analisa “informações meteorológicas provenientes de fontes de previsão online, deteta os períodos ótimos de irrigação e ajusta a quantidade de água utilizada na rega com base nas necessidades hídricas do terreno, prevenindo, assim, consumos acima do necessário e maximizando os recursos”, refere a empresa.
Tratando-se de uma “solução com tecnologia 5G incorporada”, a instalação permite a “ligação de um grande volume de dispositivos sem necessidade de fios ou cabos”, sendo por isso “mais simples e de menor custo”, destaca a empresa, acrescentando que, “o 5G assegura, ainda, uma maior fiabilidade de todo o processo, podendo toda a monitorização e gestão ser feita remotamente, através do computador ou APP”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, “este é mais um projeto inovador integrado na nossa estratégia de aproveitarmos o potencial das novas tecnologias para melhorar o desempenho dos nossos serviços e tornarmos Pombal um território cada vez mais moderno e inteligente, em linha com os desafios das smart cities e da nossa preocupação com a sustentabilidade ambiental”.
Já Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, refere que, “num ano em que a precipitação acumulada foi cerca de metade do valor médio verificado nos últimos anos, a tecnologia e o 5G podem ser aliados das regiões para poupar água. Através de sistemas mais eficientes é possível reduzir perdas de água provenientes de fugas ou mau funcionamento e otimizar os períodos de rega. Por outro lado, há outros ganhos em termos de sustentabilidade graças à poupança energética e à poupança de recursos associados à instalação – como tudo é móvel, não há necessidade de cabos nem fios”.
A NOS tem trabalhado em parceria com vários municípios, desenvolvendo soluções globais e integradas, com especial enfoque na gestão urbana inteligente e sustentável das cidades, como salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras, ou soluções de rega e de gestão de resíduos inteligentes.