A ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente), o município de Pampilhosa da Serra e a empresa Fujitsu Global, juntaram-se no Casal da Lapa, em Pampilhosa da Serra, para uma ação de reflorestação ao abrigo do Projeto ProNatura, que no total levará à plantação de mil novas espécies.
O projeto lançado pela ANEFA em 2022 quer que as empresas contribuam em ações de responsabilidade social, essencialmente com donativos de árvores para o desenvolvimento de florestas autóctones, matas e espaços verdes, diminuindo o impacto negativo dos fogos rurais na conservação do solo, água, fauna e flora.
A coordenadora do ProNatura, Eulália Botelho, explicou que foram plantadas espécies como “medronheiros, carvalhos ou áceres”, de modo a “substituir pinheiros por espécies mais resilientes”, indo ao encontro do projeto de arborização da Câmara Municipal. Com isto, a ANEFA já plantou “mais de 2 milhões em todo o território nacional e ilhas”, sendo que é estimado que as árvores plantadas nesta ação de reflorestação, “daqui a 50 anos podem conseguir reter cerca de 240 toneladas de CO2, frisou.
O município de Pampilhosa da Serra associou-se à iniciativa, tal como a Fujitsu que aceitou o desafio da ANEFA: “somos responsáveis não só pelas nossas tarefas diárias, mas também pelas pessoas que trabalham na empresa, pelos clientes que servimos e pela preservação do ambiente”, comentou a responsável pela Fujitsu Portugal, Branislav Stankovic.