A Câmara Municipal de Loulé construiu 22 novos abrigos para contentores de resíduos urbanos indiferenciados, ao longo da EN 125, no troço entre a rotunda das Quatro Estradas e da Maritenda (lado sul). Desta forma, os munícipes ficarão mais protegidos no momento de depositares os resíduos no lixo.
“Conhecida pelo elevado tráfego rodoviário e sinistralidade, a EN 125 representa muitas vezes um perigo por não apresentar condições de segurança no atravessamento de peões”, afirma a Câmara Municipal de Loulé, em comunicado, como prova à criação destas novas estruturas.
Reconhecidas as dificuldades identificadas pela população aquando da deposição de resíduos nesta zona da estrada nacional, a autarquia de Loulé declara que “submeteu às Infraestruturas de Portugal (IP) – entidade responsável pela gestão da via – a proposta de construção de abrigos no lado sul para a ampliação da rede de equipamentos de deposição”, que foi aceite.
A construção dos abrigos foi efetuada para albergar os contentores de deposição de resíduos indiferenciados naquele troço, que já se encontram instalados no local. São contentores de superfície, em PVC, com um pedal para facilitar a deposição dos resíduos pelos utilizadores domésticos e capacidade para 1000 litros.
Segundo a autarquia de Loulé, a construção destes abrigos, e a instalação dos contentores, permite assim uma sinalização clara dos pontos de deposição, “identificando adequadamente os locais, melhorando as condições de salubridade e higiene, bem como a segurança para os utilizadores e operacionais”.