Depois de um ano marcado por graves incêndios florestais, a Câmara Municipal de Loulé e o Exército Português – Regimento de Engenharia n.º 1, assinaram, no passado dia 6 de fevereiro, um protocolo de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
As duas entidades vão intervir com maquinaria pesada “com o objetivo de executar desmatações gerais para faixas de gestão de combustíveis, beneficiação de caminhos florestais, acessos aos pontos de água, criação de locais estratégicos de estacionamento e circuitos de vigilância”, anuncia o município de Loulé em comunicado.
Os trabalhos serão realizados nas freguesias do interior do concelho e terão início na freguesia do Ameixial – o território mais a norte do município -, seguindo-se posteriormente para a freguesia de Salir.
“Este protocolo será, certamente, o início de uma excelente prática e parceria na componente de serviço público”, lê-se no documento enviado à comunicação social.
Já em 2016 a Câmara de Loulé tinha assinado outro protocolo com o Exército, no âmbito de patrulhamento e vigilância durante o período crítico de incêndios florestais.