Município de Almeirim apoia população na troca de lâmpadas tradicionais por LED
Através da campanha “Mude para LED”, a Câmara Municipal de Almeirim convida toda a população a trocar em casa as lâmpadas tradicionais – incandescentes, fluorescentes e economizadoras – por lâmpadas LED, mais económicas.
“O apoio à troca de lâmpadas traduz-se na atribuição de uma comparticipação financeira, correspondente a 50% do valor total (IVA Incluído) com a troca de lâmpadas, no limite máximo de 50 euros”, explica o Município, num comunicado. Para além desta campanha, a autarquia vai ainda reduzir quase na totalidade a iluminação de Natal no concelho.
“Estamos conscientes da situação de seca que o país enfrenta, do aumento do custo de vida para a população e do provável agravamento que se avizinha. Por esse motivo, é essencial definir medidas que contribuam para diminuir esta realidade, como uma efetiva poupança de energia”, declara Pedro Ribeiro, presidente do município.
Para usufruir deste apoio, os cidadãos têm de preencher o formulário nas lojas aderentes. “As lâmpadas LED contempladas na campanha, que decorre de 18 de outubro a 31 de dezembro, são apenas as resultantes da troca efetiva, na mesma quantidade, de lâmpadas tradicionais”, lê-se no mesmo comunicado.
As lâmpadas LED são mais eficientes do que as tradicionais fluorescentes e incandescentes, uma vez que gastam menos energia para iluminar. Desta forma, “é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis”, refere o Município, lembrando que “a troca por LED de cerca de cinco lâmpadas tradicionais, permite ao consumidor economizar de forma impactante no consumo de energia mensal”.