A empreitada de ampliação do Reservatório da Mosqueira, em Albufeira, incluindo condutas adutoras de interligação ao sistema de abastecimento de água existente, arrancou esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro. Trata-se de um novo reservatório que contempla a construção de duas células semienterradas, implantadas à cota de 103.20m, com capacidade de 3. 000m3 cada (6.000m3 no total) e respetiva câmara de manobras, num investimento total próximo de 1,5 milhões de euros, refere o município de Albufeira, em comunicado.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinha que a construção do equipamento irá aumentar a capacidade de abastecimento de água numa vasta área urbana do concelho, que abrange toda a zona central de Albufeira, desde o Montechoro, passando pela Corcovada, Avenida Sá Carneiro norte, Correeira, Areias de S. João e Vale Pedras. Segundo o autarca, a ampliação deve-se ao facto do depósito existente no local ter mais de 20 anos, sublinhando “a necessidade de aumentar a capacidade de reserva de água, tendo em conta que o equipamento abastece uma vasta área urbana, cerca de um terço da população do concelho”, nomeadamente toda a zona central de Albufeira, desde o Montechoro, passando pela Corcovada, Avenida Sá Carneiro norte, Correeira, Areias de S. João e Vale Pedras.
Reforçar o sistema de abastecimento de água no concelho é assim importante uma vez que, “cuja população residente ronda os 41 mil habitantes mas que durante o verão chega a atingir as 400 mil pessoas, o que implica um enorme esforço por parte da autarquia em termos de investimento, refletido na necessidade de sobredimensionar as infraestruturas para que tudo decorra sem grandes sobressaltos em termos de abastecimento público”, refere o autarca.
A empreitada, que inclui, também, a realização dos arranjos exteriores, envolve um investimento total de 1,5 milhões de euros e tem um prazo de execução de 6 meses.
A rede de abastecimento público de água do Município de Albufeira é constituída por um conjunto de 20 reservatórios de água, sendo que quatro deles são pontos de entrega da empresa Águas do Algarve, nomeadamente os reservatórios de Bemparece, Mosqueira, Cerro do Ouro e Pinhal, sendo que a zona do Malhão é a única no concelho que continua a ser abastecida por água subterrânea.
Segundo o município, em 2020 foram fornecidos 10 milhões de metros cúbicos de água, valor bastante inferior a 2019 (12 milhões de metros cúbicos), uma situação que se prende com a pandemia. Para o efeito, para além dos depósitos, o concelho dispõe de 770 quilómetros de condutas que levam água de excelente qualidade até a casa dos consumidores.