Município de Albufeira distinguido com “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”
O Município de Albufeira voltou a receber o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). De acordo com a nota enviada à imprensa, esta é a terceira vez que a Autarquia é distinguida com um galardão que visa premiar a excelência da água, ao mesmo tempo que evidencia o rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores.
Os prémios que visam identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação de serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, foram atribuídos no dia 22 de novembro, no âmbito da 13ª Expo Conferência da Água, em Lisboa, numa cerimónia em que o Município se fez representar pela vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro das Águas e Saneamento.
Satisfeita por este reconhecimento, a autarca refere que “a distinção atribuída ao Município de Albufeira dá a garantia à população e aos milhares de turistas que nos visitam ao longo do ano que podem beber a água da torneira com confiança”.
Refira-se que a atribuição do “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora, o que significa que foram realizadas a totalidade das análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, que atingiram os 99% ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.
Reagindo a esta distinção, o presidente da Autarquia, José Carlos Rolo, sublinha a importância deste reconhecimento e refere que o galardão “atesta que a água que corre nas torneiras de Albufeira é uma água de excelente qualidade e uma das melhores do País”. O autarca recorda que “o prémio constitui uma forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Autarquia, não só no que se refere ao investimento feito ao nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água – que no caso do nosso concelho tem que ser sobredimensionado para fazer face ao aumento exponencial da população durante a época alta – mas também no que respeita ao controlo da qualidade da água, objetivos com os quais este Executivo está fortemente comprometido”.
Destaque-se que o concelho de Albufeira fornece uma população residente de 40.828 munícipes, número que
dispara para os 85 mil de população flutuante ao longo de todo o ano e para os 400 mil durante a época alta, sendo que o volume de água fornecida atinge os 12 milhões de metros cúbicos, distribuídos ao longo de 760 quilómetros de condutas.
A iniciativa da ERSAR, que é realizada em parceria com o jornal Água & Ambiente, contou com um júri constituído por várias entidades representativas do setor, nomeadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor