Município da Maia alarga recolha seletiva porta-a-porta a prédios sem compartimento de resíduos
O Município da Maia vai dar continuidade à expansão do projeto de recolha seletiva porta-a-porta em prédios que não possuem compartimentos próprios integrados no edifício.
Para este alargamento do projeto “Ecoponto em Casa” está a decorrer uma campanha de sensibilização e adesão junto dos residentes de mais de 600 alojamentos do concelho da Maia, com o objetivo de promover a recolha seletiva multimaterial dedicada.
Para tal, estão a ser distribuídos equipamentos necessários à correta separação e deposição dos resíduos, nomeadamente, sacos reutilizáveis para a reciclagem. “Cada conjunto habitacional terá acesso, através de uma chave própria, a contentores exclusivos, instalados nos compartimentos exteriores de resíduos (armários metálicos) para a reciclagem de embalagens de papel/cartão, de plástico/metal e de vidro, contribuindo desta forma para a promoção da Economia Circular e Combate ao Desperdício”, pode ler-se numa nota.
“O alargamento deste projeto vem trazer vantagens individuais a todos os Maiatos e contribuirá para o alcance do desígnio estabelecido pela Câmara Municipal da Maia de alcançar sustentabilidade integral no território concelhio”, declara Marta Peneda, Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente.
De acordo com a Maiambiente, esta é uma solução ambientalmente mais adequada para a deposição e acondicionamento de resíduos, evitando o seu derramamento na via pública, com impacto ao nível da higiene e saúde públicas.