A Mubadala Investment Company, investidor global sediado em Abu Dhabi, e a Schneider Electric, que atua na transformação digital da gestão de energia e automação, assinaram um acordo de colaboração em diversas áreas relacionadas com a sustentabilidade, a decorrer tanto nos Emirados Árabes Unidos como a nível mundial.
O acordo prevê uma colaboração multifacetada, através de uma série de oportunidades de negócio, incluindo soluções de Energy-as-a-Service na Europa, Médio Oriente, África e outros locais a nível global, bem como oportunidades de produção nos Emirados Árabes Unidos. De forma mais ampla, as empresas prosseguirão o desenvolvimento de iniciativas de educação e investigação com instituições académicas líderes em Abu Dhabi, e também vão explorar outras áreas de colaboração no âmbito da energia limpa e sustentável.
O memorando de entendimento foi assinado por Musabbeh Al Kaabi, Chief Executive Officer of UAE Investments da Mubadala Investment Company, e Casper Herzberg, Middle East and Africa President da Schneider Electric, durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.
”Este acordo é um desenvolvimento importante na estratégia da Mubadala de fazer avançar o desenvolvimento, a comercialização e a implementação de soluções de energia limpa e tecnologias inovadoras a nível global, bem como o de contribuir para a posição de Abu Dhabi como centro global de excelência no setor,” comentouMusabbeh Al Kaabi. “Através da Masdar e de outras empresas do nosso portefólio que se focam em energia e tecnologia, para além das nossas parcerias com empresas de classe mundial, como a Schneider Electric, estamos a desenvolver o sólido legado energético dos EAU e a desempenhar um papel significativo no progresso da transição para soluções com menor intensidade de carbono, necessárias para satisfazer as crescentes necessidades energéticas do mundo.”
Como parte da promessa da Schneider Electric de reduzir as emissões de CO2 e ajudar as organizações em todo o mundo a tornarem-se ‘carbono-positivas’, a empresa trabalha proativamente com os seus parceiros para criar novos modelos de negócio que promovam um futuro mais resiliente e sustentável.
“As parcerias são fundamentais para o objetivo de alcançar um mundo mais verde e sustentável e a Mubadala, e suas filiais como a Masdar, foram pioneiras em novas abordagens para empresas sustentáveis”, afirmou Casper Herzberg. “Acreditamos que, combinando as nossas áreas de especialização, seremos capazes de fazer progressos significativos no espaço da energia limpa e da eficiência energética, e de ampliar estas ideias em benefício de organizações e sociedades a nível mundial.”
Definição de Energy-as-a-Service
Energy-as-a-Service (EaaS) é um modelo de negócio que otimiza os futuros custos energéticos fdos clientes comerciais e industriais através da subscrição, a longo prazo e preço fixo, de uma oferta de serviços de eletricidade, que pode incluir serviços de gestão de energia. O EaaS é um conceito de base tecnológica que beneficia tanto o cliente com o fornecedor de serviços. O EaaS ajuda os clientes a atualizar as suas infraestruturas sem desembolso de capital e a beneficiar de tecnologias e processos que promovem a eficiência operacional e reduzem as emissões de carbono; os clientes poderão também entender o seu orçamento de eletricidade para os próximos anos. O EaaS também incentiva os fornecedores de serviços energéticos a encontrar eficiências energéticas que sejam mais benéficos do que outras soluções. O modelo EaaS está a tornar-se rapidamente popular a nível mundial, prevendo-se que o mercado valha 41.85 mil milhões de dólares até 2027, de acordo com a Fortune Business Insights.