MODATEX premeia peças produzidas a partir de Upcycling
Com o propósito de sensibilizar e consciencializar o público em geral para a necessidade urgente de alargar o ciclo de vida da roupa, a delegação do MODATEX da Covilhã promove a primeira edição do concurso Tea&Cheese.
Subordinado ao tema “Covilhã”, os coordenados a concurso deverão ser peças adaptadas às tendências de moda atuais e produzidas a partir de Upcycling, técnica que consiste em criar roupas novas a partir da reutilização de outras peças ou sobras de tecidos.
“A sustentabilidade é uma urgência transversal a todos os setores e sendo nós o principal centro de formação da indústria têxtil temos que estar atentos e incorporar na nossa atuação propostas de valor agregadoras, antecipando tendências e consumos. Só desta forma poderemos formar os profissionais mais bem preparados do mercado”, declara José Manuel Castro, diretor geral do MODATEX, citado num comunicado.
As inscrições no Tea&Cheese, são gratuitas e decorrem até ao próximo dia 1 de julho, estando abertas a todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, individuais ou em grupo. As propostas de coordenados a concurso devem ser enviadas até ao dia 22 de agosto para a organização. Cada concorrente pode apresentar até duas propostas.
A iniciativa encerra no próximo dia 30 de setembro, nas arcadas da Câmara Municipal da Covilhã, com um desfile de todos os trabalhos. Na altura serão anunciados os vencedores (1º, 2º e 3º lugar) que receberão um prémio monetário.
Promovido pelo MODATEX e apoiado pela Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Câmara Municipal da Covilhã, o Tea&Cheese está inserido no projeto ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO.