Mobilidade sustentável em duas rodas é debatida nos dias 10 e 11 de dezembro

“O futuro da mobilidade sustentável, de Portugal para o mundo” é o tema da conferência que vai ter lugar nos dias 10 e 11 de dezembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, promovida pela Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R). Organizada pelo Comité Técnico-Científico da AM2R, esta conferência, de dois dias, reunirá especialistas, investigadores e profissionais do setor para debater os desafios e oportunidades na área da mobilidade sustentável, com foco na inovação tecnológica e na sustentabilidade ambiental.

A sessão de abertura contará com intervenções de Pedro Araújo, da Polisport Plásticos (líder do Consórcio AM2R);, Ana Reis, do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), Gil Nadais, secretário-geral da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares dos Setores Representados (ABIMOTA) e diretor-executivo do Bike Value Innovation Center – Association (BIKiNNOV); e de um membro do governo (a confirmar). Manuel Marsilio, presidente da CONEBI – Confederação Europeia da Indústria de Bicicleta, também estará presente, participando numa das mesas redondas do programa.

Serão discutidos temas como a inovação em metais e tratamento de superfícies, o papel das baterias na eletrificação do setor das duas rodas, os têxteis e plásticos do futuro no setor da mobilidade, os desafios e oportunidades da sustentabilidade, os desafios da digitalização e logística e as sinergias entre as Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e a indústria.

Esta conferência acontece numa altura em que, segundo números recentes divulgados pelo Eurostat, Portugal continua a liderar na produção de bicicletas na União Europeia, com 1,8 milhões de unidades produzidas em 2023, representando 18,6% da produção total da UE.