A mobilidade suave e sustentável continua a crescer no Município de Albergaria-a-Velha, em Aveiro. Os dados de 2022 revelam que o programa MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, criado em 2018, cresceu face ao ano anterior com 204 utilizações mensais (média), face às 156 utilizações em 2021.
Em comunicado, o Município relembra que este programa tem como objetivo “potenciar uma cultura de mobilidade suave e sustentável na cidade”, bem como “promover hábitos de vida ativos e saudáveis tentando contrapor a atual cultura de mobilidade fortemente baseada na utilização do automóvel e das motorizadas”.
As cargo-bikes, bicicletas elétricas de carga, tiveram a sua maior utilização (42%) no projeto “Vai e Volta a Malta Transporta” com 208 horas por ano, um serviço gratuito de transporte de compras que acontece às quartas e sábados de manhã no Mercado Municipal “A Praça”. Os cidadãos usufruíram também destas bicicletas 104 horas por ano após uma formação gratuita, mas obrigatória, sendo que 80% destes utilizadores são portugueses, 10% são venezuelanos e 10% são ucranianos, indicam os dados, divulgados pela Autarquia.
Na Box MOB.A localizada na Incubadora de Empresas, onde são disponibilizadas bicicletas de utilização gratuita, os meses de julho e novembro, com 307 e 322 viagens, respetivamente, foram os meses com mais utilizações por utilizadores registados dos quais 61% são portugueses, 29% são brasileiros, 4% são venezuelanos e 6% de outras nacionalidades.
Com o objetivo de ensinar e incentivar as crianças para a utilização da bicicleta em ambiente escolar, o “Programa Operacional Pedalar” destacou-se em 2022 com as formações, a avaliação de competências dos alunos e as atividades dirigidas ao pré-escolar e 1º Ciclo que abrangeram um total de 1374 alunos.
Em setembro, o Município de Albergaria-a-Velha associou-se, ainda, à Semana Europeia da Mobilidade, sensibilizando para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente, culminando com o Dia Europeu Sem Carros, onde foi promovido um conjunto de atividades na Praça Ferreira Tavares, uma das principais artérias da cidade que, nesse dia, foi encerrada ao trânsito. Os participantes, dos quais se destacam 360 crianças e jovens do ensino pré-escolar e secundário, puderam experimentar, de uma forma gratuita, diversos meios de mobilidade sustentável nas vias que normalmente são utilizadas pelos veículos motorizados, num ambiente seguro e silencioso.