Para a promoção de uma mobilidade elétrica mais rápida e, cada vez, mais sustentável, a EMEL lançou a LEVE, uma “marca ativa e positiva que pretende reafirmar o serviço público de confiança” que a empresa municipal de estacionamento e mobilidade presta à cidade de Lisboa, anuncia em comunicado.
A mobilidade elétrica, que agora é “LEVE”, a par das novas formas de micromobilidade, como a “GIRA”, tem sido uma aposta da empresa, que em 2019 se constituiu como Operadora de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos (OPC), lê-se no mesmo comunicado.
Atualmente, a EMEL dispõe já de 26 Postos de Carregamento de Veículos Elétricos (correspondendo a 52 tomadas) em cinco dos seus Parques de Estacionamento, e dois Pontos na via pública, em Entrecampos:
- Parque de Estacionamento do Campo das Cebolas – cinco Postos de Carregamento, num total de 10 tomadas (seis com 22kW e quatro com 7,4 kW de potência);
- Parque de Estacionamento da Ameixoeira – seis Postos de Carregamento, num total de 12 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
- Parque de Estacionamento da Graça – dois Postos de Carregamento, num total de quatro tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
- Parque de Estacionamento Manuel Gouveia – cinco Postos de Carregamento, num total de 10 tomadas, com 7,4 kW de potência disponível por tomada;
- Parque de Estacionamento do Lumiar – oito Postos de Carregamento, num total de 16 tomadas (oito com 22kW e oito com 7,4 kW de potência);
- Entrecampos – junto ao Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa (no âmbito do projeto Sharing Cities) – dois Postos de Carregamento, num total de três tomadas (duas com 22kW e uma de carga rápida com 50 kW de potência).
A empresa prevê inaugurar, em maio de 2021, três ilhas de carregamento rápido localizadas em Entrecampos, Parque das Nações e Restelo. Cada ilha, segundo a EMEL, será constituída por seis Postos, num total de 12 tomadas (seis com 43kW (AC) e seis com 50 kW (DC) de potência).
Ainda este ano, a empresa espera instalar postos de carregamento em parques de estacionamento EMEL, nomeadamente, Cosme Damião, Calçada do Combro, Chão do Loureiro, Campo de Ourique, Areeiro, Avenida Lusíada, Belém e Campo Grande, Estrada da Luz, Combatentes e Universidade. Estes postos dividir-se-ão em potências de 7,4 kW e 22 kW.
Também ao longo de 2021, a EMEL tem previsto instalar 30 Postos de Carregamento na via pública, garantindo pelo menos um posto por Freguesia (postos com duas tomadas de 22 kW de potência em cada).
De acordo com Luís Natal Marques, presidente do Conselho de Administração da EMEL, “a mobilidade elétrica veio para ficar, e a mobilidade elétrica da EMEL é, a partir de hoje, LEVE, mas também mais robusta nesta nossa senda de contribuir para uma cidade amiga do ambiente, amiga das pessoas. Só com o esforço comum conseguiremos uma redução dos Gases com Efeito Estufa, e atingir a neutralidade carbónica em 2050, como assumido por Portugal no Acordo de Paris, em 2015”.