Dando sequência à execução do Programa do Fundo Ambiental aprovado pelo Governo, foi inaugurado esta segunda-feira, mais um Hub de carregamento para a mobilidade elétrica, desta vez em Viseu. O investimento para um total de nove Hubs é de cerca de dois milhões de euros, integrado no programa de Estabilização Económica e Social, lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.
Continuar a atuar como facilitador da expansão da rede de carregamento é, neste momento, a grande prioridade da MOBI.E. “Para cumprir o plano de ter 15 mil postos de carregamento até 2025, este hub em Viseu vem cristalizar os esforços que têm vindo a ser feitos um pouco por todo o país. Atualmente contamos com mais de 5000 postos de carregamento, por isso estamos a trabalhar com urgência para cumprir os objetivos a que nos propusemos”, afirma o presidente da MOBi.E, Luís Barroso.
O Hub de Viseu vai ser operado pela EDP Comercial ao abrigo de um contrato de concessão de dez anos.
Cada Hub, tal como o de Viseu, é constituído por nove postos de carregamento: um ultrarrápido (150 kW), três rápidos (50 kW) e cinco semirrápidos (22 kW). Depois de Leiria, Guimarães, Loures e Loulé seguem-se Almada, Coimbra, Matosinhos e Vila Nova de Gaia: “São projetos que estarão concluídos durante os próximos meses”, assegura o presidente da MOBI.E.