Este é o primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) em Palmela e integra uma iniciativa da MOBI.E, sendo operado pela SunEnergy, operadora deste serviço desde 2022.
A inauguração foi na quarta-feira, 25 de janeiro, e esta PCUR enquadra-se no Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que quer instalar nove hubs (constituídos por nove postos de carregamento de várias potências) e 12 PCURs, num investimento superior a três milhões de euros.
O posto em Águas de Moura assinala a quinta inauguração neste âmbito, estando as próximas previstas, ainda este ano, nos municípios de Bragança, Évora, Guarda, Portimão, Sintra, Viana do Castelo e Vila Real.
“Continuamos a trabalhar para fortalecer a rede Mobi.E, dando especial importância a locais estratégicos, muitos deles no interior do país, promovendo a coesão territorial em termos de mobilidade elétrica. Como gestores da rede de acesso público, ajudamos a criar uma infraestrutura de confiança, que cada vez mais elimina a ansiedade de autonomia dos condutores de veículos elétricos”, refere Luís Barroso, presidente da MOBI.E.
Já Raul Santos, diretor-geral da Sunenergy, afirma que “instalar e operar um PCUR fora dos grandes centros urbanos ou de uma área de serviço de autoestrada, como é este o caso, é um excelente contributo para o desenvolvimento dessas comunidades”.