A Mistolin Company, empresa do grupo MSTN, especializada na conceção e produção de soluções de higiene, limpeza e bem-estar, deu um passo crucial em direção à ambicionada neutralidade carbónica: em 2023, conseguiu atingir a neutralidade carbónica nos âmbitos 1 e 2, que dizem respeito às emissões diretas de gases com efeito de estufa que ocorrem a partir de fontes controladas pela organização e às emissões indiretas de GEE associadas à utilização de energia elétrica, vapor, aquecimento e arrefecimento por parte da empresa.
Esta meta foi alcançada através da adoção de um conjunto de medidas que têm vindo a ser desenvolvidas e implementadas ao longo dos últimos anos e das quais se destacam a contratação de energia elétrica 100% verde e certificada na unidade industrial, a adoção de tecnologias e equipamentos de baixo consumo energético, a geração de energia elétrica fotovoltaica para autoconsumo e a renovação da frota automóvel para veículos elétricos.
A empresa ainda apostou em medidas de aumento de eficiência energética em todo o processo produtivo e promoveu a economia circular.
Em 2023, a geração de energia elétrica fotovoltaica evitou a emissão de 158 toneladas de CO2 para a atmosfera. Para além disso, o excedente de produção elétrica de origem fotovoltaica foi injetado na rede e conseguiu ajudar outras entidades na redução do consumo de energia elétrica de origens não-renováveis.
“A sustentabilidade é uma forma de estar. Na Mistolin Company, acreditamos que as nossas ações no presente moldam o futuro. É nossa responsabilidade deixarmos um legado. Criando valor e apostando na inovação, contribuímos para que as gerações futuras possam usufruir de um planeta melhor”, refere Ricardo Santos, Diretor-Geral da Mistolin Company.
O responsável da Mistolin Company, deixa ainda a certeza de que o compromisso da empresa com a sustentabilidade é o um pilar estratégico no negócio: “sem comprometer a qualidade e performance que nos é reconhecida no mercado, pretendemos continuar a inovar no produto e na minimização do impacto ambiental da nossa atividade”.