A Missão Continente revela que a parceria com a Quercus, através do projeto Green Cork, celebra uma década de existência e já contribuiu para a reciclagem de 290 toneladas de rolhas de cortiça e para a plantação de 870 mil árvores autóctones em território nacional.
A iniciativa está alinhada com o 12º e 15º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, “Produção e Consumo Sustentáveis” e “Proteger a Vida Terrestre”, que visam proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e estancar a perda de biodiversidade.
O Continente é a única empresa parceira do projeto, sendo as suas lojas pontos de entrega das rolhas recolhidas pelas escolas e IPSS participantes, além de nelas se poderem encontrar depósitos (“rolhinhas”) para clientes particulares que também queiram depositar as rolhas usadas.
A par desta contribuição, a Missão Continente financia os prémios atribuídos às escolas e IPSS que mais rolhas recolhem em cada edição do Green Cork, que se traduzem em vales de compras para aquisição de material, entre os 750€ (primeiro lugar) e os 250€ (terceiro lugar).
Para assinalar a data, a Missão Continente pretende promover a participação das instituições e público em geral nestas recolhas e sensibilizar para a importância do desenvolvimento sustentável, da preservação do ambiente e da reutilização de um recurso nobre, como a cortiça.
O objetivo da ação é recolher rolhas de cortiça, enviá-las para reciclagem e, deste modo, financiar a (re)arborização através do projeto Floresta Comum, da Quercus. O regresso da cortiça ao mercado, sob outras formas, enquadra-se no conceito de economia circular, um dos eixos estratégicos da atuação da Missão Continente.
A última edição do programa Green Cork Escolas arrancou no dia 13 do mês passado e estará a decorrer até dia 30 de junho. Para mais informação consulte greencork.org.