Ministros africanos discutem a vulnerabilidade da agricultura face às alterações climáticas
Entre 29 e 30 de setembro de 2016, cerca de 20 ministros africanos, juntamente com os representantes de organizações internacionais, vão reunir-se em Marraquexe (Marrocos), para assistir à reunião internacional, que antecede as negociações da COP22. Tem como objetivo a criação de coligações de apoio à Iniciativa para a Adaptação da Agricultura Africana às Alterações Climáticas.
A iniciativa visa a redução da vulnerabilidade da agricultura africana face às alterações climáticas, a qual foi lançada em abril de 2016, impulsionada por Marrocos. Pretende, deste modo, agir a dois níveis: negocial, de forma a colocar a Adaptação da Agricultura Africana (AAA) no centro das questões e desafios da COP, obtendo uma distribuição equilibrada dos fundos climáicos para adaptação e moderação; e a nível de soluções, de forma a promover a implementação de projetos concretos e inovadores em termos de gestão do solo, utilização da água na agricultura, gestão dos riscos climáticos e a capacidade de atingir soluções construtivas.
Cerca de 30 países vão estar representados nesta Assembleia, uma oportunidade para partilhar soluções agrícolas e boas práticas que podem ser aplicadas em todo o continente africano. A iniciativa AAA adota uma abordagem baseada em projectos, que representa formas concretas de financiamento.
Esta reunião assinala também o lançamento da campanha “weAAAre”, focada na sensibilização do público e mobilização da comunidade internacional, para agir em favor da iniciativa, no período que antecede a COP22, que será realizada este ano em Marraquexe, entre 7 e 18 de Novembro.