O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, vai debater a promoção da ciência e da literacia do Oceano enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta. O evento, segundo uma nota de imprensa, está previsto acontecer na próxima segunda-feira, 24 de janeiro, na Horta, no âmbito da passagem da expedição “One Ocean” pela ilha do Faial, onde estará atracado o navio de investigação norueguês “Statsraad Lehmkuhl”.
Depois da visita à embarcação, o ministro vai participar numa sessão de debate no âmbito da cooperação entre os governos de Portugal e da Noruega nesta matéria, coorganizada pela Embaixada da Noruega e a Direção Geral de Política do Mar, na qual participará a embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, a coordenadora do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants e convidados de várias instituições ligados à ciência e literacia do oceano.
A expedição “One Ocean” partiu de Arendal (Noruega) a 20 de agosto de 2021, pretende visitar 36 portos em todo o mundo até regressar a Bergen (Noruega) a 15 de abril de 2023, com o objetivo de recolher dados, formar investigadores e comunicar sobre a conservação dos recursos marinhos.
A ciência oceânica é tema central da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a realizar em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, para promover a implementação da Agenda 2030 da ONU, sobretudo ao nível do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – “Proteger a Vida Marinha”.