Ministro do Ambiente preside à 8.ª Reunião da Comissão de Acompanhamento sobre Poluição no Rio Tejo

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside à 8.ª reunião da Comissão de Acompanhamento sobre Poluição no Rio Tejo, que se realiza amanhã, dia 7 de agosto, no Parque Tejo, em Abrantes.

Da ordem de trabalhos da reunião destacam-se a apresentação do Projeto Tejo Limpo, a avaliação da Operação Tejo 2018, a avaliação das recomendações feitas pela Comissão e a divulgação dos dados sobre a qualidade da água do Rio Tejo, em especial entre Perais e Constância.

Na reunião serão também apresentados os resultados da intervenção de limpeza do fundo do Rio Tejo junto ao Cais do Arneiro e junto ao emissário de Vila Velha de Ródão, cujos trabalhos terminaram no final da semana passada.

Criada a 19 de janeiro de 2016, a Comissão de Acompanhamento sobre a Poluição no rio Tejo tem por objetivo avaliar e diagnosticar todas as situações com impacte na qualidade da água do Tejo e dos seus principais afluentes, promover a elaboração e execução de estratégias de atuação face a fenómenos de poluição e avaliar e propor medidas da Administração face aos problemas que podem afetar o rio.

Programa:

16h00 – Boas Vindas | Presidente de CM Abrantes
16h10 – Intervenção do Ministro do Ambiente
16h30 – Aprovação da ata da 7.ª reunião
16h35 – Ponto de situação das recomendações efetuadas pela Comissão de Acompanhamento sobre a poluição no rio Tejo
16h50 – Ponto de situação da Operação Tejo 2018
17h10 – Evolução da qualidade da água do rio Tejo entre Perais e Constância
17h25 – Revisão e nova metodologia para os títulos de descarga de águas residuais no Tejo
17h40 – Apresentação do projeto Tejo Limpo
17h55 – Calendarização dos próximos trabalhos da CA Tejo
18h00 – Encerramento.