O Portugal Smart Cities Summit, evento que debate as temáticas das smart cities, e o SEGUREX – Salão Internacional da Proteção, Segurança e Defesa, decorrem em simultâneo na FIL (Feira Internacional de Lisboa), de 16 a 18 de novembro.
De acordo com uma nota da FIL, a realização conjunta destes eventos visa potenciar as sinergias entre os vários setores ligados à Organização e Segurança nas cidades, nomeadamente as tecnologias dirigidas para a Segurança no Espaço Público, com o objetivo de melhorar a vida de todos os cidadãos, mas também proporcionar um leque completo de oportunidades de criação de negócios.
Com um leque de conferências, pitches, demonstrações e exposição de produtos e serviços, ambos os eventos, recebem, durante três dias, expositores e oradores nacionais e internacionais.
No Portugal Smart Cities, o programa conta com nove conferências, que abordam temas como: “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, “Financiamento: Público e Privado”, “Energylive – Transição Energética: Desafios Económicos e Ambientais”, “Saúde e Bem-Estar nas Smart Cities”, entre outros.
Entre as entidades participantes, destacam-se entidades e empresas como a NOS, patrocinadora oficial do evento, a Unipartner, a GeSi, Link to Leader, Bosch, Lightenjin, Sinalarte, Softinsa, entre outras; entidades públicas como o Mistério do Ambiente e da Ação Climática, a ERSE, a APREN, LNEC, entre outras; e instituições de ensino como o IPC – Instituto Politécnico de Coimbra, o ISCTE, Universidade de Évora, FCT NOVA, Universidade de Lisboa e Universidade do Minho, entre outras; e um conjunto de autarquias, como Torres Vedras, Fundão, Vila Nova de Famalicão, entre outras, que participam nas diferentes conferências para dar a sua visão das soluções smart implementadas nos seus territórios.
A par das conferências, o espaço de pitch, destinado a pequenas apresentações de empresas e startups, powered by GeSi, conta com mais de 30 apresentações.
O evento será inaugurado, dia 16, pelas 10h00, pelo Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, num dia em que também recebe a visita e intervenção, pelas 12h45, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão