O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, gravou uma mensagem (veja aqui) de agradecimento aos profissionais dos transportes coletivos que garantem a mobilidade nas áreas urbanas. Na mensagem, apela, igualmente, aos utentes para que cumpram as determinações impostas neste período de Estado de Emergência.
Na mensagem, João Matos Fernandes lembra que apesar das restrições à circulação introduzidas pelo Estado de Emergência, os transportes públicos são serviços essenciais e devem estar disponíveis para todos os que precisam de se deslocar. Dirigindo-se a todos os trabalhadores dos transportes coletivos, o ministro apela aos profissionais das empresas de transportes a que cumpram as recomendações públicas e as recomendações das empresas e continuem a higienizar todos os locais de trabalho.
O ministro do Ambiente dirige-se de igual modo aos utentes dos transportes coletivos, lembrando que a procura desceu muito mas que as empresas de transportes coletivos urbanos continuam a garantir uma boa oferta. Como todos sabem, recorda Matos Fernandes, o Ministério do Ambiente determinou a diminuição da lotação dos transportes públicas para um terço do habitual, e apela a que todos cumpram esta determinação, utilizando os transportes públicos apenas quando necessário.
Por último, diz que é fundamental continuar a comprar e a adquirir o passe, pois apesar de nesta fase não estar a ser feita a validação dos títulos de transporte, é necessário que se mantenha uma oferta robusta.