Foi apresentada recentemente, no dia 23 de junho, no Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com a presença do ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, e da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
A cerimónia de apresentação teve início às 10h30, com a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, que destacou o flagelo dos incêndios florestais dos últimos dias, apresentando o seu voto de condolências a todos os afetados pela tragédia. Seguiu-se a apresentação da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, por João Sarmento. Melhorar o estado de conservação do património natural, promover o conhecimento do valor do património natural e fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade são os três eixos estratégicos do plano, que se encontra neste momento em consulta pública até 31 de julho de 2017.
Seguiu-se a intervenção do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que realçou a importância de uma gestão próxima nas áreas protegidas que não são de reserva integral, feita em parceria com atores locais e associações ambientalistas. O ministro afirmou que nestes territórios, que se distinguem pelos seus valores naturais, a “conservação” tem que se “conjugar” com o verbo “valorizar”, pois “não é razoável” que as áreas protegidas tenham perdido, na última década, 20% da população (o dobro da perda registada no interior do país).
Decorreu ainda o debate sobre a estratégia, com a participação de Ângela Morgado, coordenadora da Coligação C6, Paulo Magalhães, presidente da Comissão Instaladora da Casa Comum da Humanidade, Sofia Silveira, do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e Pedro Norton de Matos, mentor e organizador da Greenfest, com moderação do comunicador de ciência José Vítor Malheiros.
Citada em comunicado, Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, encerrou a cerimónia, enaltecendo a importância de todos os que trabalham em conservação da natureza. Na iniciativa estiveram ainda presentes representantes de Câmaras Municipais, de organismos governamentais, do ensino superior e de outras entidades de relevo a nível nacional. O evento foi uma iniciativa do Ministério do Ambiente, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena.