Esta quinta-feira irá decorrer a apresentação do Plano Nacional de Fiscalização e Inspeção Ambiental, em Abrantes, na Avenida Marginal do Tejo, às 16 horas, pelo ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Numa nota enviada às redações, o Ministério do Ambiente avança que, este plano identifica 1462 alvos passíveis de serem inspecionados e acompanhados pelas diferentes entidades, por constituírem eventuais agentes poluidores. Bem como todos aqueles que, nos últimos cinco anos, registaram infrações, “exigindo uma intervenção e acompanhamento mais eficazes”, sublinham.
Esta iniciativa trata-se de uma “ação com incidência nacional”, avança o gabinete do Ministério do Ambiente, e visa alargar ao território nacional “os bons resultados alcançados para a bacia hidrográfica do rio Tejo, no ano de 2016”.
Este plano é o resultado de um trabalho conjunto entre a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a GNR/Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.