No âmbito dos trabalhos de limpeza de faixas de gestão de combustível junto dos aglomerados – uma medida de defesa da floresta contra incêndios – o ministro da agricultura, Luís Capoulas Santos e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas visitaram o lugar de Bouceiros, na freguesia de Alqueidão da Serra, em Porto de Mós.
A comitiva, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, pelo presidente do Conselho Diretivo do ICNF, Rogério Rodrigues e pela diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Jesus Fernandes, teve oportunidade de ver ‘in loco’ a realização dos trabalhos de limpeza, assim como o resultado dos mesmos.
Rogério Rodrigues aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas situações que têm suscitado dúvidas junto dos proprietários, nomeadamente a distância entre árvores e a necessidade ou não de corte de algumas delas.
A visita teve continuação em Bezerra, Serro Ventoso, onde a Câmara Municipal de Porto de Mós se encontra a proceder a trabalhos de limpeza num dos mosaicos complementares, com uma área de 39,83 hectares.
A execução deste trabalho acontece no âmbito da candidatura “Abertura de mosaicos de parcelas de gestão de combustível complementares da rede primária a instalar em Porto de Mós”, do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos, financiada a 85% e que abrangerá 54,74 hectares, num investimento total de 52 919,44 €.
De referir que o prazo de limpeza dos terrenos termina a 15 de março. Até lá, a Câmara Municipal de Porto de Mós encontra-se a realizar sessões de esclarecimentos e sensibilização aos proprietários. Mais informações em anexo.