A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, promove esta terça-feira, às 10h30, a cerimónia de batismo de cinco novas embarcações que adquiriu para colocar ao serviço da Via Navegável do Douro (VND) e do Porto de Leixões, num orçamento global superior a quatro milhões de euros.
Segundo a informação enviada à imprensa, a iniciativa vai decorrer na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia e vai contar com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que irá batizar as embarcações, e do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
A principal aquisição é destinada à VND, um rebocador multifunções, de construção nacional que mereceu um investimento de 2 ,75 milhões de euros. Este é um equipamento que integrará o Plano de Emergência da VND que permitirá robustecer as atuais ferramentas de auxílio. Igualmente relevantes são as novas quatro embarcações para os pilotos e para os serviços de amarração destinadas ao Porto de Leixões, as quais representaram um investimento de mais de 1 milhão e 600 mil euros e que contribuirão para uma maior eficácia dos serviços marítimos da APDL.
Recorde-se que a APDL tem desenvolvido grandes investimentos na melhoria das condições de navegabilidade da VND, nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos sistemas de comunicação e informação e à correção dos constrangimentos no canal e nas eclusas, o que tem contribuído para a criação de uma alternativa de transporte sustentável com a qualidade e segurança exigidas a nível europeu e internacional.