O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, preside esta sexta-feira, 6 de abril, à cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento dos laboratórios vivos para a descarbonização. A iniciativa irá realizar-se pelas 11 horas no Fórum Municipal Romeu Correia, Almada.
Os contratos celebrados representam a segunda fase de um apoio total de 5,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para que os 10 municípios selecionados possam implementar espaços inteligentes, orientados para a descarbonização das cidades. Com este financiamento, os municípios vão poder executar soluções inovadoras nos domínios da mobilidade sustentável, gestão de energia, iluminação pública, gestão de água e resíduos, monitorização ambiental e informação ao público.
A assinatura destes contratos é o culminar de um processo que se iniciou em 2017, com a abertura do Aviso destinado a municípios com uma população entre os 40 mil e os 200 mil habitantes. Na fase 1 apoiou a elaboração de 20 planos de Implementação, dos quais foram selecionados 10, que hoje celebram contratos.
Um laboratório vivo para a descarbonização consiste num espaço urbano que assume a função de teste, na demonstração das soluções inovadoras para um ambiente de baixo carbono, numa lógica de interação entre municípios, centros de conhecimento, empresas, indústrias e cidadãos.