O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de assinatura dos contratos do Fundo Ambiental “Logística Descarbonizada e Economia Circular, para mercados tradicionais de frescos”. No evento, que se realiza amanhã, no Convento do Carmo, em Torres Novas, participa também o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.
De acordo com a nota enviada, o Fundo Ambiental “apoiará com 862 mil euros os 22 projetos selecionados”, o que permitirá aos promotores investimentos de mais de um milhão de euros em projetos de redução de impactos ambientais gerados pela atividade conexa ao mercado municipal e de descarbonização da logística de fornecimento e entrega de produtos frescos. As candidaturas aprovadas abrangem ainda medidas de redução do desperdício alimentar, com políticas de controlo de excedentes e de reaproveitamento para a população mais carenciada.
O Fundo Ambiental, criado em 2016 a partir de quatro outros fundos geridos pelo Ministério do Ambiente, tem por finalidade apoiar políticas para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e da biodiversidade.