O Metropolitano de Lisboa e as suas empresas participadas Ferconsult e Metrocom obtiveram em 2019 a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente, pelas Normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 de forma integrada através de um Sistema de Gestão que engloba todo o Grupo.
O Metropolitano de Lisboa iniciou o seu sistema de gestão integrado em qualidade e ambiente no ano de 2005, ano em que obteve a Certificação em Qualidade da Manutenção do Material Circulante.
Em 2009 obteve a Certificação em Qualidade na atividade de Transporte Público de Passageiros, pela Norma ISO 9001 e em 2011 o Metropolitano de Lisboa é certificado em Qualidade, também pela mesma Norma, em todas as suas atividades.
A Certificação Ambiental (Norma ISO 14001) do Metropolitano de Lisboa (exceto oficinas) é obtida em 2013 e renovada em 2018, com transferência para as novas versões das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 (Qualidade e Ambiente, respetivamente).
A certificação integrada das empresas do Grupo Metro ora obtida, permite ganhos de eficiência e garante o alinhamento de todas as empresas do Metropolitano num objetivo comum que é a gestão eficiente dos seus processos, a qualidade do serviço prestado aos seus clientes e um bom desempenho ambiental que, em conjunto, demonstram o caminho que está a ser feito em prol da sustentabilidade em todas as suas vertentes, económica, social e ambiental.
O Metropolitano de Lisboa contribui, assim, de forma efetiva, para a sustentabilidade da área metropolitana em que se insere, ao proporcionar níveis adequados de qualidade do serviço de transporte público que diariamente presta aos seus clientes, com um reduzido impacto ambiental negativo, otimizando, de forma adequada, os recursos disponíveis e contribuindo para a manutenção de um planeta mais verde.