No âmbito das ações que têm vindo a ser adotadas para reforço das medidas de limpeza e higienização o Metropolitano de Lisboa efetuou já três das seis ações de desinfeção por nebulização elétrica, através da aplicação de produto, em toda a frota de material circulante e estações, com especial incidência nos locais de contacto dos passageiros, tendo em vista a redução de risco de contaminação e contágio da Covid-19.
Estão previstas realizar mais três ações de desinfeção deste tipo, à cadência de uma por mês, tendo o produto aplicado uma ação prolongada, mantendo-se ativo o efeito biocida até 30 dias. A primeira aplicação ocorreu a 14 de março.
Recorde-se que nos comboios o desinfetante está a ser aplicado nas cabines de condução do maquinista e nas carruagens, nomeadamente nos bancos, varões, pegas, vidros e outras superfícies. Nas estações, a desinfeção é efetuada nos corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabines e postos de venda, linhas de controle, elevadores e outras instalações.
Para além destas ações mensais de limpeza, o Metropolitano de Lisboa tem vindo a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas ações de desinfeção. A empresa está a realizar, igualmente, desde o dia 04 de maio, o reforço da limpeza das pegas e varões e outras superfícies de maior contacto no interior dos comboios em circulação, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.
O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, continua a dar cumprimento às instruções emanadas pela sua Tutela e pela Direção Geral de Saúde, em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.