Mestrado em Engenharia Zootécnica arranca no novo ano letivo em Santárem
O Instituto Politécnico de Santarém reforça a oferta educativa com um Mestrado em Engenharia Zootécnica que vai arrancar já no ano letivo de 2024-2025. Este mestrado, que conta com 25 vagas, destina-se tanto a recém-licenciados como a técnicos já inseridos no mercado de trabalho, proporcionando uma formação técnico-científica aprofundada na área da produção animal.
De forma a atualizar e desenvolver conhecimentos científicos e profissionais na área da produção animal, esta formação tem como objetivo promover competências que permitam delinear e executar projetos em áreas como, produção animal, transformação e qualidade dos produtos, economia dos processos produtivos, segurança alimentar, sustentabilidade, bem-estar animal e saúde pública.
O curso conta com uma duração mais reduzida – 1,5 anos (90 ECTS) – ao contrário do modelo clássico de dois anos. Composto por três semestres, o primeiro ano é dedicado à componente letiva com aulas em regime pós-laboral, sendo o terceiro semestre reservado à realização de estágio, dissertação ou projeto final.
Este mestrado, ao abordar temas contemporâneos e relevantes, como sustentabilidade, one health, biotecnologias, e zootecnia de precisão, destaca-se dos demais, respondendo, desta forma, às crescentes preocupações das empresas e dos consumidores em relação a métodos de produção animal mais sustentáveis e que garantam higiene, segurança e bem-estar animal.
Com esta nova oferta formativa, segundo António Vicente, coordenador do Mestrado em Engenharia Zootécnica “o Politécnico de Santarém, proporciona um mestrado único, que pretende formar profissionais altamente qualificados, capazes de responder às exigências do mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável da produção animal”, reafirmando assim um compromisso com a inovação e a excelência na educação superior, respondendo às necessidades do mercado.
As candidaturas para o Mestrado em Engenharia Zootécnica estarão abertas brevemente e poderão ser realizadas online, através da plataforma de gestão académica do instituto de ensino.