A Mercedes-Benz prepara-se para expandir a sua capacidade de produção de modelos elétricos na Europa. A fábrica de Hambach, em França, irá produzir um modelo elétrico compacto da nova marca de produtos e tecnologia EQ.
A marca planeia lançar mais de dez modelos elétricos até 2022 em todos os segmentos, desde a Smart aos SUVs de grandes dimensões. É estimado que as vendas unitárias de modelos elétricos irão representar uma quota entre os 15 e os 25% das vendas totais da Mercedes-Benz até 2025.
A partir de 2020, a Smart irá disponibilizar apenas modelos elétricos sendo, por isso, a primeira marca de automóveis do mundo a mudar completamente as cadeias cinemáticas fornecidas nos seus modelos, de motores de combustão para motores elétricos.
Com a fábrica da Smart em Hambach, a Mercedes-Benz tem já um centro de competências para a produção de modelos elétricos – em 2007, a Smart foi pioneira da mobilidade elétrica com o lançamento de um modelo alimentado por bateria, tendo produzido modelos smart elétricos de série desde 2012. Nesta fábrica, estão atualmente a ser produzidos dois modelos elétricos, o Smart EQ fortwo coupé e o Smart EQ fortwo cabrio.
Na Alemanha, a marca Smart foi líder de mercado entre os modelos elétricos no primeiro trimestre de 2018. A fábrica da Smart já tem toda a energia elétrica necessária para operar a partir de fontes de energia renováveis e é portanto considerada uma fábrica neutra em relação a emissões de CO2.
A rede de produção da nova geração de modelos compactos inclui a fábrica de Kecskemét, na Hungria, a fábrica de BBAC em Beijing, a fábrica de COMPAS em Aguascalientes (México) bem como a Finlandesa Valmet Automotive.
Os preparativos para o fabrico do novo modelo em Hambach irão começar brevemente. O investimento de cerca de 500 milhões de euros será utilizado na construção de novas instalações e também no fabrico do modelo: com tecnologia moderna, serão construídas novas instalações de fabrico de carroçarias e de tratamento superficial. A fábrica irá também expandir as instalações e reformar as infraestruturas.