Mercadona prevê investimento de mais de 140 milhões de euros na estratégia para a redução do plástico
Para além de reforçar os já consolidados sistemas de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, a Mercadona está a desenvolver, desde 2019, a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos seus resíduos.
De acordo com a cadeia de supermercados, a estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar, em 2025, um triplo objetivo: reduzir 25 % do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos plásticos. Com este objetivo, a empresa já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis (evitando 3.200 t/ano de plástico); eliminou também os produtos descartáveis de plástico de uso único que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (redução de 3.000 t/ano de plástico). Nos próximos anos, a Mercadona irá utilizar embalagens recicláveis e continuará também a reduzir o plástico nas suas embalagens de marca própria em colaboração com os seus fornecedores. Além disso, a empresa proporcionará informação aos “Chefes” (clientes) sobre reciclagem para promover e facilitar a separação de resíduos tanto nas lojas como em casa, lê-se num comunicado.
Para levar a cabo a redução do plástico nas suas embalagens, a cadeia de supermercados está a aplicar diferentes estratégias como a “eliminação do plástico que não acrescente valor”, a sua “substituição por outros materiais (sempre que não afete a qualidade e a segurança alimentar)”, a “redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular”.
Nesta matérias, a Mercadona lembra, no mesmo comunicado, a “realização de múltiplas alterações” como, por exemplo, “trocar a embalagem de plástico por uma caixa de cartão em toda a categoria de cápsulas de café Hacendado”, além de “reduzir o plástico nas próprias cápsulas”, o que representa uma “redução total de 783 t/ano”. A embalagem das tabletes de Chocolate Classic Hacendado também “mudou de plástico para papel, reduzindo assim 35 t/ano”; ou os “sacos para sanduíches, antes de plástico e agora de papel, representando uma redução de 186 t/ano”. A categoria de ambientadores de varetas também foi totalmente modificada e a mudança para “embalagem de vidro representa uma redução de 160 t/ano”.
140 milhões de euros na Estratégia 6.25,
No último ano, a empresa já cumpriu as duas primeiras ações do plano e o compromisso de transformar todas os seus supermercados em Lojas 6.25, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.
O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica “modificações em diferentes” processos da empresa, desde o “redesenho das futuras embalagens em colaboração com os fornecedores”, até à “adaptação das lojas, da logística ou da gestão de resíduos”. No total, segundo o mesmo comunicado, a Mercadona prevê “investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos” para levar a cabo todos os movimentos que fazem parte desta estratégia.
A cadeia começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019, envolvendo todos os colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornando mais sustentáveis os diferentes processos da cadeia de montagem. A empresa vai partilhando informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdo sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona, também visível na sua Memória Ambiental.