Mercadona inicia teste com camião 100% elétrico e livre de emissões
A Mercadona, em colaboração com os fornecedores Scania, Acotral, Frigicoll e ThermoKing, iniciou um teste laboratorial nos seus processos logísticos com a incorporação na sua frota de um novo modelo de camião 100% elétrico. Este novo projeto permitirá à retalhista reduzir ainda mais o impacto da sua atividade nas diferentes cidades onde está presente e, desta forma, reforçar o seu compromisso para com os objetivos do Pacto Verde Europeu e para com a Lei sobre Alterações Climáticas (Espanha).
Segundo a Mercadona, o novo veículo sem emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) durante o transporte traz consequências positivas para a proteção e conservação do meio ambiente. Além disso, “este novo motor contribui para melhorar a qualidade do ar das cidades, ao eliminar igualmente os gases mais prejudiciais para a saúde das pessoas, como, por exemplo, aqueles que geram partículas menores (PM) a 10 mícrones e Óxido de Nitrogénio (NOx)”, acrescenta a empresa, num comunicado.
Este projeto contribui ainda para “reduzir a contaminação acústica”, com uma “diminuição muito relevante do ruído” que, graças a este tipo de motor e ao design do veículo, alcança um “nível sonoro apenas percetível para o ouvido humano” lê-se no mesmo comunicado.
Este novo meio de transporte urbano com motores 100% elétricos e livres de emissões de GEE, Partículas e NOx reitera o compromisso que a Mercadona e os seus fornecedores logísticos têm com o transporte sustentável e a convivência com os vizinhos. “Há vários anos que a aposta não só em transportar mais com menos recursos e otimizar cada rota, como também em reduzir ao máximo o impacto da sua atividade com iniciativas como a que está a testar atualmente, totalmente alinhada com os objetivos ambientais estabelecidos pela Europa”, refere a empresa.