O mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou, em março, a barreira dos cinco milhões de clientes, com um aumento líquido de cerca de 17 mil clientes face ao mês anterior, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
De acordo com o boletim do mercado liberalizado de eletricidade, divulgado hoje, o número de clientes no mercado livre cresceu 0,3% em março face a fevereiro, crescimento ligeiramente superior ao registado no mês anterior.
No último ano, desde março de 2017, o número de consumidores no mercado livre cresceu 4,0%, a uma taxa média mensal de 0,3%, e o consumo de eletricidade em mercado livre cresceu cerca de 2,4% em termos homólogos, o que corresponde a uma taxa média mensal de 0,2% no mesmo período.
Globalmente, o mercado livre representou cerca de 93% do consumo total em Portugal Continental no final do primeiro trimestre do ano.
Segundo as contas do regulador, cerca de 1,2 milhões clientes permaneciam, em final de março, a ser abastecidos pelo Comercializador de Último Recurso (CUR) – a EDP – Serviço Universal – por aplicação das tarifas transitórias.
Em março, a EDP Comercial continuava a ser o principal operador no mercado livre em número de clientes (83% do total de clientes) e em consumos (cerca de 42% dos fornecimentos no ML).