Mercado ibérico de água e energia renovável volta a reunir-se na ENERH2O a partir de amanhã
A ENERH2O (Energy and Water Innovation & Technology Trade Show) regressa para a sua segunda edição já em setembro, entre amanhã, dia 25 e 26, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, e a Ambiente Magazine será media partner.
Nestes dois dias, a feira especializada e focado no B2B (Business to Business) irá apresentar “as mais recentes soluções para a gestão e utilização da água e energias renováveis, assumindo-se como importante plataforma de negócio” para os respetivos setores industriais, começa por dizer Filipe Gomes, event manager da ENERH2O.
Depois de uma primeira edição de “sucesso em todas as variantes e dimensões, com elevada satisfação de todos os intervenientes”, o segundo momento deste evento já conta com o espaço lotado, com cerca de 68 expositores diretos que atuam no mercado ibérico. Recorde-se que no ano passado a feira teve 52 expositores, 1.985 visitantes e 35 conferências.
“Para este ano mudamos de pavilhão (do 3 para o 1), com a perspetiva de crescimento que se veio a confirmar, sendo que mantivemos a filosofia e posicionamento da feira, sempre focados em ações de melhoria”, afirmou ainda o event manager.
Além disso, “uma percentagem elevada de expositores diretos é oriundo do mercado espanhol, resultado da dimensão ibérica da feira, fruto da parceria entre as empresas organizadoras ONEVENTS de Portugal e PROFEI de Espanha. Do ponto de vista indireto, estarão presentes as marcas internacionais e globais de referência”.
Contando chegar aos 2.500 visitantes profissionais nesta segunda edição, o ENERH2O divide-se em 14 segmentos de atividade (armazenagem energética, energias fotovoltaica, eólica, geotérmica e hídrica, hidrogénio, biogás, autoconsumo de energia, tratamento e abastecimento de água, bem como recolha, transporte e armazenamento hídrico, captura e sequestro de carbono, smart monitoring e agro), além de outros nichos de mercado. Entre os participantes estarão empresas como a Biosmart, o Grupo Nov, a Hidroval, a PWG Portugal e a Bet Solar.
Em relação aos temas que serão debatidos nesta edição, Filipe Gomes menciona os assuntos que estão na ordem do dia, entre quais o autoconsumo, a formação, as fontes de financiamento e as apresentações técnicas, com destaque para as conferências da APEMETA (Associação Portuguesa De Empresas De Tecnologias Ambientais) e da APRH (Associação Portuguesa de Recursos Hídricos).
Por exemplo, no dia 25 de setembro, a APEMETA irá trazer três painéis: I – Sustentabilidade, Inovação e Escassez da Água; II – Investimentos e Incentivos; III – Ferramentas, tecnologias e serviços. Já as especificações da conferência da APRH, até ao momento da notícia, ainda carecem de confirmação.
Outras conferências já confirmadas são a da Premier Tech sobre soluções para uma reutilização sustentável da água, a da Filotipo sobre o painel solar mais eficiente do mundo e a da Coordenadora na Direção Sustentabilidade e Mobilidade da ENERH2O, Patrícia Corigo, sobre modalidades de financiamento para a transição energética das pequenas e médias empresas.
O ENERH2O destaca ainda o apoio institucional das entidades AIPOR, APIEE e DGEG na realização de mais uma edição, que conta com entrada gratuita.
O registo de participação/visita para ambos os dias pode ser feita no site oficial do ENERH2O.